Projeto Multidisciplinar II - Engenharia Civil (2024. AGO) - UniBTA
LINK do PLANTÃO DE DÚVIDAS
https://ava.webacademico.com.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=520763&forceview=1
https://ava.webacademico.com.br/mod/lti/view.php?id=790450&forceview=1
https://www.passeidireto.com/arquivo/113012451/manual-projeto-multidisciplinar-01-2022 (exemplo de Manual de Projeto Multidisciplinar Engenharia Civil 2022 Unibta)
Não há opção além da Engenharia Civil, que já aparece. Não há como saber se minha seleção é confirmada.
Projeto Aprendizado Engenhoso
https://abnt.org.br/
Segundo o site da UFSC, ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas e é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem por objetivo padronizar as técnicas de produção do Brasil, seja em trabalhos acadêmicos ou em produtos industriais e prestação de serviços. Já o site da ABNT informa que trabalha na verificação de sustentabilidade para certificação ESG (ABNT PR 2030), de Certificação de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, Relatórios de Gases Efeito Estufa (ISO 14064), Segurança Química (NBR 14725), Abordagem sistêmica contra incêndio, Inteligência Artificial e NBR ISO/IEC 42001:2024, Segurança Educacional (ISO 45001) e Ambientes Saudáveis (ISO 45003), Avaliação de Imóveis Urbanos, Segurança Contra Incêndios, Gestão de Riscos (NBR ISO 31000), Gestão Ambiental (ISO 14001), Neutralidade de Carbono (PR 2060), Acessibilidade (NBR 9050), Simbologia de Etiquetagem Têxtil (NM ISO 3758), Segurança no Turismo e outros, abrangendo qualidade e segurança.
A pesquisa bibliográfica consiste na análise e revisão de obras já publicadas, como livros, artigos e teses. O objetivo é obter um panorama sobre o tema estudado, compreendendo as principais contribuições e abordagens existentes na literatura.
O estudo de caso consiste na investigação aprofundada de um caso específico, seja ele uma pessoa, organização, evento ou fenômeno. Essa abordagem permite uma análise detalhada e contextualizada, frequentemente buscando compreender relações de causa e efeito.
A pesquisa por meio de questionários é uma abordagem quantitativa, na qual são aplicados questionários padronizados a uma amostra representativa da população. Os dados coletados podem ser analisados estatisticamente para identificar padrões, tendências e relações.
A pesquisa de campo envolve a coleta direta de dados no ambiente real onde o fenômeno ocorre. Isso pode incluir entrevistas, observações e experimentos realizados no local. Essa abordagem é comumente utilizada em estudos sociológicos, antropológicos e científicos.
Seleção da plataforma de busca
As Bases de Dados Bibliográficos são uma ótima opção para realizar uma pesquisa científica. Elas reúnem artigos de revistas, livros, teses, entre outros documentos, com o objetivo de fornecer informações atualizadas e confiáveis de acordo com a demanda pesquisada.
Seguem alguns links das bases de dados.
https://bdtd.ibict.br/vufind/ - BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
https://scielo.org/pt/ - SciELO - Scientific Electronic Library Online
https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php? - Periódicos CAPES
https://scholar.google.com.br/ - Google Acadêmico
https://bvsalud.org/ - Dot.Lib - Home
Aproximadamente 67 resultados (0,09 s)
1 - Pesquisa bibliográfica e documental:
Tipo de pesquisa: Pesquisa bibliográfica e documental
Justificativa: Revisão bibliográfica e documental para identificação das patologias. FUNDAÇÕES: CRITÉRIOS AVALIATIVOS EPATOLOGIAS CAUSADAS PELA ESCOLHAEQUIVOCADA DO ELEMENTO. Uso da ABNT e autores diversos sobre fundações, patologias e métodos de elaboração de projetos de pesquisa.
Tipo de pesquisa: Estudos de caso e checklist com revisão bibliográfica
Justificativa: Estudos de casos e checklist com 11 itens, respondido pelos responsáveis pelas obras analisadas. Estudo de caso em casas duplex de alto padrão em Parnamirim - RN, comparando preços com alvenarias convencionais e estruturais.
Fonte:
4 - Pesquisa de campo:
Justificativa: Aluna fez estágio em empresa, verificou estruturas, patologias, soluções estruturais, diariamente, anotando e registrando cada andamento das obras na Escola Cidadã Integral Técnica Agenor Clemente dos Santos, em Alagoinha - PB, além de outros locais. Houve acompanhamento e fiscalização das obras e reformas, construção de laboratório, 77 figuras indicando plantas, patologias, relatórios, soluções estruturais, e outros.
Análise da estrutura de um artigo
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Elementos essenciais de um trabalho acadêmico
Agora que você adquiriu conhecimento sobre os diversos tipos de pesquisas acadêmicas, nesta atividade, vamos enfrentar o desafio de explorar e esclarecer os componentes essenciais de um trabalho acadêmico. Esse tipo de trabalho segue uma estrutura comum, incluindo resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e bibliografia. Além disso, buscaremos desenvolver a habilidade de identificar elementos cruciais em um texto científico, como tema, problema, objetivos, apresentação dos resultados, entre outros, quando o autor os apresenta nesse contexto. Essa exploração aprofundada proporcionará uma compreensão mais sólida da estrutura e conteúdo dos trabalhos acadêmicos, permitindo uma análise mais perspicaz quando nos deparamos com escritas científicas.
Veja a seguir a maneira pela qual os elementos de um texto científico podem ser expostos em um trabalho acadêmico.
Tema
-Palavras-chave e frases
-Observe palavras ou expressões que são frequentes no texto e representam o assunto principal.
- Títulos e Subtítulos:
-O título muitas vezes resume o tema central. Subtítulos podem fornecer detalhes adicionais.
Elabore a sua análise
Para uma compreensão mais aprofundada da estrutura de um trabalho acadêmico e os elementos que compõem um texto científico, selecione um dos artigos abordados na atividade anterior.
Indique qual artigo você escolheu para realizar essa análise.
FUNDAÇÕES: CRITÉRIOS AVALIATIVOS E PATOLOGIAS CAUSADAS PELA ESCOLHA
EQUIVOCADA DO ELEMENTO
Inicie agora sua investigação e análise sobre a estrutura de um artigo científico!
É o momento de fornecer definições claras para os itens de um trabalho acadêmico, como resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e bibliografia. Além disso, apresentar os elementos essenciais presentes na produção textual científica de um trabalho acadêmico.
Dica
-Leia o resumo para ter uma visão geral do conteúdo.
- Observe os títulos e subtítulos para entender a estrutura do texto.
- Preste atenção às palavras-chave e expressões que indicam a função de cada seção.
- Se necessário, releia trechos específicos para obter uma compreensão mais profunda.
Ao seguir estas práticas, você poderá melhorar sua habilidade em identificar elementos-chave em textos científicos.
Boa noite. Montei a análise do artigo assim (é por este caminho? preciso acrescentar algo? preciso ao menos de alguma orientação, visto que nas duas graduações e algumas pós que fiz, em nenhum momento as atividades desta natureza ficavam sem análise para correção anterior à entrega final, e sinceramente não sei o motivo desta faculdade fazer assim, pois a resposta à dúvidas de modo algum substitui a verificação pontual das possíveis falhas na prática) grato desde já: Marcelo Ribeiro Martins Ramos
UniBTA – Engenharia Civil – Projeto Multidisciplinar Engenharia Civil
(2024.Ago).
Análise da estrutura de um artigo
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Elementos essenciais de um trabalho acadêmico
Agora que você adquiriu conhecimento sobre os diversos tipos de pesquisas acadêmicas,
nesta atividade, vamos enfrentar o desafio de explorar e esclarecer os componentes
essenciais de um trabalho acadêmico. Esse tipo de trabalho segue uma estrutura
comum, incluindo resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e
bibliografia. Além disso, buscaremos desenvolver a habilidade de identificar elementos
cruciais em um texto científico, como tema, problema, objetivos, apresentação dos
resultados, entre outros, quando o autor os apresenta nesse contexto. Essa exploração
aprofundada proporcionará uma compreensão mais sólida da estrutura e conteúdo dos
trabalhos acadêmicos, permitindo uma análise mais perspicaz quando nos deparamos
com escritas científicas.
Veja a seguir a maneira pela qual os elementos de um texto científico podem ser
expostos em um trabalho acadêmico.
Tema
-Palavras-chave e frases
-Observe palavras ou expressões que são frequentes no texto e representam o assunto
principal.
- Títulos e Subtítulos:
-O título muitas vezes resume o tema central. Subtítulos podem fornecer detalhes
adicionais.
Elabore a sua análise
Para uma compreensão mais aprofundada da estrutura de um trabalho acadêmico e os
elementos que compõem um texto científico, selecione um dos artigos abordados na
atividade anterior.
Indique qual artigo você escolheu para realizar essa análise.
FUNDAÇÕES: CRITÉRIOS AVALIATIVOS E PATOLOGIAS CAUSADAS PELA ESCOLHA
EQUIVOCADA DO ELEMENTO
Inicie agora sua investigação e análise sobre a estrutura de um artigo científico!
É o momento de fornecer definições claras para os itens de um trabalho acadêmico,
como resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e bibliografia.
Além disso, apresentar os elementos essenciais presentes na produção textual científica
de um trabalho acadêmico.
Dica
-Leia o resumo para ter uma visão geral do conteúdo.
- Observe os títulos e subtítulos para entender a estrutura do texto.
- Preste atenção às palavras-chave e expressões que indicam a função de cada seção.
- Se necessário, releia trechos específicos para obter uma compreensão mais profunda.
Ao seguir estas práticas, você poderá melhorar sua habilidade em identificar
elementos-chave em textos científicos.
Trabalho acadêmico analisado:
FUNDAÇÕES: CRITÉRIOS AVALIATIVOS E PATOLOGIAS CAUSADAS PELA ESCOLHA
EQUIVOCADA DO ELEMENTO
“É o momento de fornecer definições claras para os itens de um trabalho acadêmico,
como resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e bibliografia.”
Site pesquisado: https://www.ufrgs.br/bibeco/estrutura-do-trabalho-academico/
Lombada e capa são identificadas como partes externas, sendo a primeira (lombada –
identificação do autor, título e ano do trabalho) obrigatória apenas para trabalhos a
serem impressos, e a capa apresentando elementos essenciais como instituição, nome
completo do autor, título claro e preciso, subtítulo (opcional) subordinado ao título, local
(cidade da instituição) e data (ano de entrega do trabalho final).
Já as partes internas são:
Folha de rosto: mesmos elementos da capa, complementada para identificação do
trabalho.
Frente com nome completo do autor, título, subtítulo, número de volumes, natureza do
trabalho, instituição e área de concentração, nome do orientador, coordenador, local e
data.
Verso com ficha catalográfica com dados internacionais de catalogação na publicação.
Errata (opcional): acrescida ao trabalho após já impresso.
Folha de aprovação (obrigatório): dados dos membros da banca examinadora.
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional): feito a pessoas e instituições.
Epígrafe (opcional): citação com indicação de autoria.
Resumo em Língua Portuguesa (obrigatório): apresentação resumida, clara e concisa do
texto, com aspectos mais interessantes e importantes, em forma impessoal e com até
500 palavras, bloco único, sem entrada de parágrafo, espaçamento entrelinhas de 1,5 e
palavras-chave separadas por ponto, conforme NBR-6028 da ABNT (2003).
No trabalho em questão, o resumo contou com 11 linhas, explicou o que seriam
fundações, o objetivo geral de investigar o surgimento das patologias na fundação,
informou que se utilizaria da revisão bibliográfica e que visaria otimizar projetos e
prevenir problemas na construção civil pela orientação sobre escolha apropriada dos
elementos necessários à fundação.
As palavras-chave mostraram que a intenção era o foco na construção civil, os critérios
avaliativos para estabelecer procedimentos adequados para a melhor escolha dos
materiais para uma fundação, evitando o aparecimento de patologias.
Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório): tradução do resumo em Língua
Portuguesa para uma língua estrangeira, com os mesmos padrões.
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório): Relação das principais divisões do trabalho na ordem de
aparecimento. Segue NBR 6027 (ABNT, 2012b).
Texto: composto por:
Introdução (propósito do trabalho e como se planejou desenvolver). Pode conter objeto
de estudo e contexto (problema, objetivo, hipóteses, estudos precedentes, “núcleo” e
“periferia”) e metodologia adotada (tipo e natureza do estudo, população, amostra,
forma de coleta e tratamento dos dados, apresentação e descrição e interpretação do
apresentado), e apresentação dos capítulos.
Na introdução, o conceito de fundação foi ampliado e fundamentado em três autores
(Albuquerque; Garcia, 2022) e (Barros, 2003). Enfatizou-se a necessidade de etapas de
controle de qualidade e as adaptações ao solo, lençóis freáticos, edificações vizinhas,
custos (3 a 10% do total do edifício quando apropriadas, e 5 a 10 vezes mais que isso,
quando inadequadas). Fala-se da verificação na literatura sobre os critérios para tais
determinações, e o objetivo geral de investigar as patologias, com objetivos específicos
de identificar os tipos e associar as indicações da ABNT para cada fundação, com
abordagem qualitativa, referencial teórico em pesquisa bibliográfica e documental,
natureza explicativa e forma dedutiva. Utilizaram: (Albuquerque; Garcia, 2022 e NBR
6122 – ABNT, 2019; Barbosa, 2021). Combinaram as informações de Souza (2023) em
uma tabela.
Desenvolvimento: apresentação e desenvolvimento do assunto, subdividido em seções
e subseções.
Fundamentação teórica, explicando a necessidade de elemento estrutural em forma rasa
(transmitem a carga ao terreno pela distribuição das pressões – sapata, viga de
equilíbrio, blocos de fundação, radier) ou profunda (carga da superestrutura transmitida
por resistência de ponta/base, resistência de fuste/lateral ou combinação das duas – e
são classificadas estacas, tubulões e caixões).
Explicação sobre os critérios técnicos (avaliação do local, questões urbanísticas e
restrições, sistema estrutural, intensidade das cargas, características geológicas e
geotécnicas e nível do lençol freático). Utilizaram: (Albuquerque; Garcia, 2022 e NBR
6122 – ABNT, 2019; Barbosa, 2021; Guimarães, 2018; Emiliano, 2022).
Na Metodologia, reforçou-se a pesquisa qualitativa e descritiva, perspectiva dedutiva,
métodos experimentais e levantamento bibliográfico no Google Acadêmico e Biblioteca
Virtual da UNIT.
As Discussões abordaram o conceito de patologia (Claudino e Oliveira, 2021) e (Sena et
al, 2021), e as prevenções pelo conhecimento da NBR 15575 (ABNT, 2013), com uso de
fluxogramas de identificação e tabelas de patologias, com auxílio dos materiais de
(Barbosa, 2021) e (Milititsky et al, 2015).
Conclusão: retoma-se objetivos, alcance pretendido e resultados (e grau obtido), e são
correspondentes aos objetivos e hipóteses.
Nas Considerações Finais, reforçou-se que o trabalho visava questionar os ritérios
técnicos vigentes e recomendados e sua relação com custos e durabilidade, e a
confirmação das necessidades de verificações de cada avaliação e a importância do
engenheiro geotécnico e diretrizes para aplicação das normas técnicas, sendo a
prevenção muito mais efetiva e econômica, e a correção das patologias aperfeiçoada por
inspeções, reforço das fundações, melhoria da drenagem e outras medidas.
Pós-texto: referências (descrição dos livros, teses, dissertações, e outros elementos
utilizados, para identificação dos mesmos), glossário (palavras ou expressões usadas e
pouco conhecidas), apêndices(texto ou documento usado para reforçar a argumentação
do autor), anexos (documento que fundamenta, comprova ou ilustra as ideias do
trabalho) e índice (palavras ou frases remissivas).
Foram 19 itens nas referências, com ABNT, matérias sobre fundações, patologias, modo
de elaboração de projetos de pesquisa, sondagem SPT e gestão de obras.
O Título foi exato ao apontar a direção do trabalho, que procurou explicar primeiramente
como estabelecer critérios para obtenção de boas fundações, as patologias que podem
ser encontradas, motivos para ocorrências e relações com a execução equivocada e
planejamento incompleto. A Introdução foi precisa ao abordar os principais motivos para
se preocupar com fundações: segurança e custos. O Desenvolvimento definiu bem os
tipos de fundações e os critérios necessários para uma prevenção com efetividade,
apontando de forma objetiva e concisa os aspectos técnicos necessários, os
procedimentos da Metodologia utilizada e os termos necessários para filtrar as
informações: fundações rasas e profundas, critérios avaliativos de escolha, patologias e
como atuam na edificação e fundação (todos os termos relacionados à construção civil,
aos critérios avaliativos, e às patologias das fundações, conforme as palavras-chave
apresentadas no resumo). As Discussões especificaram cada uma das causas e processos
de identificação dos erros, possíveis patologias já encontradas e os motivos das
ocorrências. As Considerações finais resumiram cada parte do trabalho, apontando as
principais informações necessárias para uma boa fundação, os critérios para o sucesso
no planejamento e execução, a importância da análise patológica e necessidades e
formas de correção.
O termo “construção civil” aparece 6 vezes além da indicação após o resumo, e o termo
“construção”, 24 vezes. “Critérios” aparece 17 vezes além da indicação do resumo,
“fundação” parece 62 vezes, “fundações”, 64 vezes, “patologias”, 29 vezes. “Sapata”, 17
vezes, “viga”, 7 vezes, “estaca”, 25 vezes, “projeto”, 23 vezes. Logo, entende-se que as
palavras-chave indicadas se ajustam aos objetivos buscados e alcançados no trabalho.
UniBTA – Engenharia Civil – Projeto Multidisciplinar Engenharia Civil
(2024.Ago).
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Elementos essenciais de um trabalho acadêmico
Agora que você adquiriu conhecimento sobre os diversos tipos de pesquisas acadêmicas,
nesta atividade, vamos enfrentar o desafio de explorar e esclarecer os componentes
essenciais de um trabalho acadêmico. Esse tipo de trabalho segue uma estrutura
comum, incluindo resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e
bibliografia. Além disso, buscaremos desenvolver a habilidade de identificar elementos
cruciais em um texto científico, como tema, problema, objetivos, apresentação dos
resultados, entre outros, quando o autor os apresenta nesse contexto. Essa exploração
aprofundada proporcionará uma compreensão mais sólida da estrutura e conteúdo dos
trabalhos acadêmicos, permitindo uma análise mais perspicaz quando nos deparamos
com escritas científicas.
Veja a seguir a maneira pela qual os elementos de um texto científico podem ser
expostos em um trabalho acadêmico.
Tema
-Palavras-chave e frases
-Observe palavras ou expressões que são frequentes no texto e representam o assunto
principal.
- Títulos e Subtítulos:
-O título muitas vezes resume o tema central. Subtítulos podem fornecer detalhes
adicionais.
Elabore a sua análise
Para uma compreensão mais aprofundada da estrutura de um trabalho acadêmico e os
elementos que compõem um texto científico, selecione um dos artigos abordados na
atividade anterior.
Indique qual artigo você escolheu para realizar essa análise.
FUNDAÇÕES: CRITÉRIOS AVALIATIVOS E PATOLOGIAS CAUSADAS PELA ESCOLHA
EQUIVOCADA DO ELEMENTO
Inicie agora sua investigação e análise sobre a estrutura de um artigo científico!
É o momento de fornecer definições claras para os itens de um trabalho acadêmico,
como resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e bibliografia.
Além disso, apresentar os elementos essenciais presentes na produção textual científica
de um trabalho acadêmico.
Dica
-Leia o resumo para ter uma visão geral do conteúdo.
- Observe os títulos e subtítulos para entender a estrutura do texto.
- Preste atenção às palavras-chave e expressões que indicam a função de cada seção.
- Se necessário, releia trechos específicos para obter uma compreensão mais profunda.
Ao seguir estas práticas, você poderá melhorar sua habilidade em identificar
elementos-chave em textos científicos.
Trabalho acadêmico analisado:
FUNDAÇÕES: CRITÉRIOS AVALIATIVOS E PATOLOGIAS CAUSADAS PELA ESCOLHA
EQUIVOCADA DO ELEMENTO
“É o momento de fornecer definições claras para os itens de um trabalho acadêmico,
como resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, conclusão e bibliografia.”
Site pesquisado: https://www.ufrgs.br/bibeco/estrutura-do-trabalho-academico/
Lombada e capa são identificadas como partes externas, sendo a primeira (lombada –
identificação do autor, título e ano do trabalho) obrigatória apenas para trabalhos a
serem impressos, e a capa apresentando elementos essenciais como instituição, nome
completo do autor, título claro e preciso, subtítulo (opcional) subordinado ao título, local
(cidade da instituição) e data (ano de entrega do trabalho final).
Já as partes internas são:
Folha de rosto: mesmos elementos da capa, complementada para identificação do
trabalho.
Frente com nome completo do autor, título, subtítulo, número de volumes, natureza do
trabalho, instituição e área de concentração, nome do orientador, coordenador, local e
data.
Verso com ficha catalográfica com dados internacionais de catalogação na publicação.
Errata (opcional): acrescida ao trabalho após já impresso.
Folha de aprovação (obrigatório): dados dos membros da banca examinadora.
Dedicatória (opcional)
Agradecimentos (opcional): feito a pessoas e instituições.
Epígrafe (opcional): citação com indicação de autoria.
Resumo em Língua Portuguesa (obrigatório): apresentação resumida, clara e concisa do
texto, com aspectos mais interessantes e importantes, em forma impessoal e com até
500 palavras, bloco único, sem entrada de parágrafo, espaçamento entrelinhas de 1,5 e
palavras-chave separadas por ponto, conforme NBR-6028 da ABNT (2003).
No trabalho em questão, o resumo contou com 11 linhas, explicou o que seriam
fundações, o objetivo geral de investigar o surgimento das patologias na fundação,
informou que se utilizaria da revisão bibliográfica e que visaria otimizar projetos e
prevenir problemas na construção civil pela orientação sobre escolha apropriada dos
elementos necessários à fundação.
As palavras-chave mostraram que a intenção era o foco na construção civil, os critérios
avaliativos para estabelecer procedimentos adequados para a melhor escolha dos
materiais para uma fundação, evitando o aparecimento de patologias.
Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório): tradução do resumo em Língua
Portuguesa para uma língua estrangeira, com os mesmos padrões.
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório): Relação das principais divisões do trabalho na ordem de
aparecimento. Segue NBR 6027 (ABNT, 2012b).
Texto: composto por:
Introdução (propósito do trabalho e como se planejou desenvolver). Pode conter objeto
de estudo e contexto (problema, objetivo, hipóteses, estudos precedentes, “núcleo” e
“periferia”) e metodologia adotada (tipo e natureza do estudo, população, amostra,
forma de coleta e tratamento dos dados, apresentação e descrição e interpretação do
apresentado), e apresentação dos capítulos.
Na introdução, o conceito de fundação foi ampliado e fundamentado em três autores
(Albuquerque; Garcia, 2022) e (Barros, 2003). Enfatizou-se a necessidade de etapas de
controle de qualidade e as adaptações ao solo, lençóis freáticos, edificações vizinhas,
custos (3 a 10% do total do edifício quando apropriadas, e 5 a 10 vezes mais que isso,
quando inadequadas). Fala-se da verificação na literatura sobre os critérios para tais
determinações, e o objetivo geral de investigar as patologias, com objetivos específicos
de identificar os tipos e associar as indicações da ABNT para cada fundação, com
abordagem qualitativa, referencial teórico em pesquisa bibliográfica e documental,
natureza explicativa e forma dedutiva. Utilizaram: (Albuquerque; Garcia, 2022 e NBR
6122 – ABNT, 2019; Barbosa, 2021). Combinaram as informações de Souza (2023) em
uma tabela.
Desenvolvimento: apresentação e desenvolvimento do assunto, subdividido em seções
e subseções.
Fundamentação teórica, explicando a necessidade de elemento estrutural em forma rasa
(transmitem a carga ao terreno pela distribuição das pressões – sapata, viga de
equilíbrio, blocos de fundação, radier) ou profunda (carga da superestrutura transmitida
por resistência de ponta/base, resistência de fuste/lateral ou combinação das duas – e
são classificadas estacas, tubulões e caixões).
Explicação sobre os critérios técnicos (avaliação do local, questões urbanísticas e
restrições, sistema estrutural, intensidade das cargas, características geológicas e
geotécnicas e nível do lençol freático). Utilizaram: (Albuquerque; Garcia, 2022 e NBR
6122 – ABNT, 2019; Barbosa, 2021; Guimarães, 2018; Emiliano, 2022).
Na Metodologia, reforçou-se a pesquisa qualitativa e descritiva, perspectiva dedutiva,
métodos experimentais e levantamento bibliográfico no Google Acadêmico e Biblioteca
Virtual da UNIT.
As Discussões abordaram o conceito de patologia (Claudino e Oliveira, 2021) e (Sena et
al, 2021), e as prevenções pelo conhecimento da NBR 15575 (ABNT, 2013), com uso de
fluxogramas de identificação e tabelas de patologias, com auxílio dos materiais de
(Barbosa, 2021) e (Milititsky et al, 2015).
Conclusão: retoma-se objetivos, alcance pretendido e resultados (e grau obtido), e são
correspondentes aos objetivos e hipóteses.
Nas Considerações Finais, reforçou-se que o trabalho visava questionar os ritérios
técnicos vigentes e recomendados e sua relação com custos e durabilidade, e a
confirmação das necessidades de verificações de cada avaliação e a importância do
engenheiro geotécnico e diretrizes para aplicação das normas técnicas, sendo a
prevenção muito mais efetiva e econômica, e a correção das patologias aperfeiçoada por
inspeções, reforço das fundações, melhoria da drenagem e outras medidas.
Pós-texto: referências (descrição dos livros, teses, dissertações, e outros elementos
utilizados, para identificação dos mesmos), glossário (palavras ou expressões usadas e
pouco conhecidas), apêndices(texto ou documento usado para reforçar a argumentação
do autor), anexos (documento que fundamenta, comprova ou ilustra as ideias do
trabalho) e índice (palavras ou frases remissivas).
Foram 19 itens nas referências, com ABNT, matérias sobre fundações, patologias, modo
de elaboração de projetos de pesquisa, sondagem SPT e gestão de obras.
O Título foi exato ao apontar a direção do trabalho, que procurou explicar primeiramente
como estabelecer critérios para obtenção de boas fundações, as patologias que podem
ser encontradas, motivos para ocorrências e relações com a execução equivocada e
planejamento incompleto. A Introdução foi precisa ao abordar os principais motivos para
se preocupar com fundações: segurança e custos. O Desenvolvimento definiu bem os
tipos de fundações e os critérios necessários para uma prevenção com efetividade,
apontando de forma objetiva e concisa os aspectos técnicos necessários, os
procedimentos da Metodologia utilizada e os termos necessários para filtrar as
informações: fundações rasas e profundas, critérios avaliativos de escolha, patologias e
como atuam na edificação e fundação (todos os termos relacionados à construção civil,
aos critérios avaliativos, e às patologias das fundações, conforme as palavras-chave
apresentadas no resumo). As Discussões especificaram cada uma das causas e processos
de identificação dos erros, possíveis patologias já encontradas e os motivos das
ocorrências. As Considerações finais resumiram cada parte do trabalho, apontando as
principais informações necessárias para uma boa fundação, os critérios para o sucesso
no planejamento e execução, a importância da análise patológica e necessidades e
formas de correção.
O termo “construção civil” aparece 6 vezes além da indicação após o resumo, e o termo
“construção”, 24 vezes. “Critérios” aparece 17 vezes além da indicação do resumo,
“fundação” parece 62 vezes, “fundações”, 64 vezes, “patologias”, 29 vezes. “Sapata”, 17
vezes, “viga”, 7 vezes, “estaca”, 25 vezes, “projeto”, 23 vezes. Logo, entende-se que as
palavras-chave indicadas se ajustam aos objetivos buscados e alcançados no trabalho.
Re: 📢 Fórum de Dúvidas - 2ª Etapa
por MAYCON AMIM VIEIRA (MENTOR) - sexta, 6 set 2024, 22:17
Número de respostas: 0
Olá Marcelo,
Agradeço pela sua mensagem e pelo compartilhamento da análise. Em relação às suas dúvidas, posso oferecer algumas orientações:
Estrutura da Análise: Pelo que você descreveu, a sua análise segue de forma coerente os principais componentes de um artigo científico, abordando aspectos como resumo, introdução, desenvolvimento, metodologia, e conclusão. Você também destacou os termos-chave e as referências usadas, o que é essencial para esse tipo de trabalho.
Necessidade de Ajustes: Para aprimorar ainda mais a sua análise, seria interessante enfatizar o alinhamento entre os objetivos e os resultados apresentados no artigo, bem como a clareza da metodologia. Além disso, ao detalhar a introdução e o desenvolvimento, talvez possa ser útil incluir uma análise mais crítica, como apontar eventuais lacunas no estudo ou sugerir possíveis melhorias na estrutura do artigo.
Preocupação com a Correção Prévia: Entendo sua frustração em relação à falta de uma análise prévia antes da entrega final. Algumas instituições adotam práticas mais autônomas, priorizando o feedback após a entrega, mas reconheço que o retorno antecipado pode ajudar a evitar falhas. Isso varia entre faculdades e orientações de cada professor. Contudo, acredito que você está no caminho certo ao solicitar uma revisão mais detalhada.
Espero ter ajudado com essas sugestões! Se precisar de mais orientações, estarei à disposição.
Imagem de MARCELO RIBEIRO MARTINS RAMOS
Re: 📢 Fórum de Dúvidas - 2ª Etapa
por MARCELO RIBEIRO MARTINS RAMOS - segunda, 9 set 2024, 14:53
Boa tarde. Entreguei como te enviei. Vou ver se consigo reenviar. Apesar de desconhecer qualquer Faculdade/Universidade que aja assim (e muito menos que tenha conseguido êxito com este tipo de correção, sou obrigado a seguir assim para não reprovar). De qualquer forma, obrigado pelo auxílio.
Identificar uma personalidade científica
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A presença de personalidades científicas é importante para o avanço das áreas de estudo por diversas razões. Esses indivíduos destacam-se como líderes intelectuais, contribuindo com pesquisas inovadoras, teorias fundamentais e práticas revolucionárias. Suas descobertas inspiram novos pesquisadores e estimulam o desenvolvimento contínuo nas disciplinas acadêmicas, moldando o curso da pesquisa e contribuindo significativamente para o progresso científico.
Tomando a educação como exemplo, notáveis pesquisadores emergem como influentes no seu crescimento e desenvolvimento acadêmico. Observe a seguir.
+ John Dewey
John Dewey foi um filósofo, psicólogo e educador americano, um dos principais proponentes da educação progressiva. Ele destacou a importância da aprendizagem experiencial e da resolução de problemas no processo educacional. Dewey defendeu uma abordagem prática e interdisciplinar, integrando a educação à vida cotidiana e à sociedade.
+ Oswaldo Cruz
Foi um médico sanitarista e cientista brasileiro. Ele desempenhou um papel fundamental na saúde pública no Brasil no início do século XX. Como diretor-geral de Saúde Pública, liderou campanhas de combate a epidemias, especialmente a febre amarela e a peste bubônica. Cruz também foi responsável pela criação do Instituto Oswaldo Cruz, um centro de pesquisa biomédica que se tornou referência em saúde pública no país. Suas contribuições tiveram um impacto duradouro na promoção da saúde e no desenvolvimento científico no Brasil.
+ Karen Sparck Jones
Foi uma destacada cientista da computação e linguista britânica, reconhecida por suas contribuições significativas no campo da recuperação de informação e processamento de linguagem natural. Professora emérita na Universidade de Cambridge, ela desempenhou um papel fundamental na pesquisa de inteligência artificial.
+ Zdeněk P. Bažant
É um engenheiro civil e mecânico. Ele é conhecido por suas contribuições significativas nas áreas de mecânica das estruturas, teoria da fratura e análise de elementos finitos. Sua pesquisa tem impacto não apenas na engenharia civil, mas também em disciplinas relacionadas, como a engenharia de materiais.
Coloque em prática!
Você deverá identificar uma personalidade científica (pesquisador, inventor, cientista ou projetista) que teve ou tenha importância na área do curso de sua graduação. Fazer um breve resumo sobre sua biografia e qual foi a pesquisa (ou pesquisas) que ele (a) desenvolveu e como isso interferiu para o crescimento da nossa sociedade.
Personalidade escolhida
Ao ponderar sobre a construção da base na sua área de formação, considere as personalidades que desempenharam papéis fundamentais nesse processo. Escolha a personalidade científica que impactou e influenciou o desenvolvimento do seu campo de estudo.
Resumo
Sua resenha deverá ter um mínimo de 15 linhas e no máximo 30 linhas. Utilize letra de cor preta, Arial ou Times New Roman, tamanho 12, texto justificado e espaçamento de 1,5, margens direita e inferior. 2cm esquerda e superior 3cm.
Após a elaboração da atividade salve em um arquivo de edição de texto (WORD ou outro) ou PDF e poste aqui.
(vou falar sobre Zdeněk P. Bažant)
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